CLUBE DE ASSINATURAS DA FISEST – GERANDO CLIENTES FIÉIS

A Fisest está localizada em Campinas no estado de São Paulo, foi fundada em 2008 pela Dra. Diana Esberci que possui formação em Fisioterapia, Pós-Graduação em Fisioterapia Dermato Funcional e Especialização em Gestão e Estratégia de Empresas pela Unicamp. 

 

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A Fisest é um Centro Especializado em estética com diversos tratamentos estéticos corporais e faciais.

O DESAFIO DE GERAR RECORRÊNCIA

Um problema comum a todos os prestadores de serviços é começar o mês com uma previsão certa quanto aos seus custos fixos, sem que possa vislumbrar, entretanto, o quanto irá gerar de receitas, exceto por aquelas vendas parceladas que realizou até então. Esta situação além de causar incertezas quanto ao futuro do negócio, não é saudável para o fluxo de caixa.

Além disso, não poder contar com uma receita recorrente gera insegurança financeira e aumenta os riscos de se tornar inadimplente. Neste sentido o grande desafio para a Fisest, era traçar em uma estratégia que permitisse fidelizar os clientes mais assíduos, de modo que viabilizasse a retenção destes clientes, através de planos e mensalidades auto renováveis, onde os clientes fossem estimulados a indicar amigos, gerando um negócio crescente e autossustentável. Isto possibilitaria o crescimento de uma receita recorrente, e com isso, maior estabilidade financeira e sucesso ao negócio.

A SOLUÇÃO COM O CLUBE DE ASSINATURAS

Criar um Clube de Assinaturas de estética foi a solução encontrada para criar uma rede fiel de clientes, e com isso, garantir uma receita recorrente através das mensalidades. O projeto foi desenhado a partir de pacotes montados previamente com valor fixo, quantidade de sessões fixas mensal e semanal. Além dessas regras a cliente assume o compromisso de fidelidade por 6 meses. Esse período foi determinante para que os descontos oferecidos no plano fossem realizados por uma quantidade suficiente de sessões que cobrisse o custo.

Se isso não fosse o suficiente, o cliente é estimulado a indicar novos membros para o clube de assinaturas, uma vez que recebe descontos na mensalidade pelas indicações que realiza.

Para formalizar todas estas regras e dar segurança jurídica ao processo, tudo fica documentado em um contrato assinado pela cliente e pela clínica, que fica ciente que se trata de um clube que ela participa e ganha desconto nos pacotes, além de assumir a fidelidade de 6 meses com sessões mensais não cumulativas.

A empresária Diana com sua experiência de mercado criou o clube com o nome de: Academia de Estética. Ela acredita que as clientes conseguem entender melhor o conceito e ter uma maior adesão, pois o termo “academia” já remete ao compromisso de pagamento mensal e também com uma mensagem subliminar de tratamento do corpo.

A ideia foi muito boa e as clientes logo aderiram a Academia de Estética. Mas ainda, havia uma possibilidade de tornar essa ideia ainda mais poderosa. A Fisest utiliza desde 2013 o Belle Software para Gestão da sua Clínica de Estética e quando ficou sabendo que o Belle lançou o Clube de Assinaturas, logo tratou de implementar na clínica.

RESULTADOS CONQUISTADOS

– 100 clientes recorrentes com o Clube de Assinaturas

–   Relatório de recorrências mensal









" Sempre fui preocupada com as práticas administrativas da minha clínica de estética, realizei diversos cursos, participei de eventos e também a especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da Unicamp, que me abriu os olhos sobre o quanto é importante ter o controle do negócio na mão, pois saber avaliar os indicadores é o mais importante. Já faz três anos que utilizamos o Belle na Gestão da Fisest, temos confiança no sistema para tomada de decisões e ainda nos surpreendem com funcionalidades como essa do Clube de Assinaturas de Estética, agora sabemos que podemos expandir o clube, pois a administração está preparada para o crescimento. "

Diana Esberci - Proprietária